Páginas

domingo, 28 de março de 2010

PORQUE EU DEVO E PRECISO ORAR?

"O MARAVILHOSO PRIVILÉGIO DE PODER ORAR EM TODO TEMPO!"

"Orai sem cessar". (1 Tss 5:17).

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". (Ef 6:18).

Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar  comigo? 

            “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. (Mateus 26:38-42).   

Mesmo com toda essa dor, angustia e esgotamento na alma; Jesus não se entregou, não retrocedeu do seu propósito, não desanimou, não se deixou abater, não "dormiu" de tristeza como fizeram os seus discípulos.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação;...”

A que tentação exatamente Jesus se referia?                                                                                          
A todas. A todo tipo de tentação que possa existir na vida de cada um individualmente. Pois como diz a bíblia, cada um é tentado conforme a sua fraqueza. Mas, naquele momento, eles estavam enfrentando um tipo de tentação que ocorre a todos nós quando enfrentamos problemas, dificuldades e principalmente em tempos de angustia, em que nos sentimos, até mesmo, frustrados com alguma coisa que não saiu, não aconteceu exatamente como esperávamos. A tentação de sucumbir, se entregar a dúvida, ao medo, ao desespero, a incredulidade, a tristeza e ao abatimento, e assim, deixar brotar em nossos corações a raiz de amargura, que conforme esta escrito, uma vez brotando, nos consome...
“tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, que uma vez brotando, vos consome, (ou, vos perturbe, conforme algumas traduções), e por ela muitos se contaminem;” (Hb 12:15). (veja também Pv 17: 22).

Sabemos que ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa como semblante abatido (carrancudo), sempre de cara feia. A amargura transparece no rosto e afasta até mesmo as pessoas que amamos. Mas a alegria no coração deixa a pessoa mais bonita, mais simpática e agradável. A pessoa alegre e simpática, dificilmente se sentirá só. Pois todos gostam de estar ao lado dela.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
O verso 15- nos diz: Que "o angustiado atrai o mau todos os dias... Mas o coração contente faz que cada dia seja um banquete contínuo...".  Ou seja, atrai coisas boas, deleitosas... E o verso 18- nos diz que:
“O homem iracundo (nervoso, irado, mal humorado), suscita contendas; (é causador de confusão, brigas); mas o longânimo (paciente, calmo, tranquilo), apazigua a luta (é pacificador, traz promove a paz)”.

VEJA O QUE NOS DIZ (Pv 17: 1):


“Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas”.

Os discípulos de Jesus estavam se entregando a tristeza de tal maneira, que não estavam nem conseguindo orar com Jesus no momento que ele mais precisava.

“Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? (MT 26:40).
Tudo que eles conseguiam fazer era dormir, seus olhos estavam pesados, mas como vimos não de sono ou cansaço, mas sim de tristeza. Tristeza porque tudo que eles haviam sonhado durante três anos “aparentemente” estava se acabando. Estavam se sentindo frustrados, pois aquele a quem eles haviam seguido por três anos, pelo qual largaram tudo; agora havia lhes dito que iria morrer. E o sonho de ver o Reino do Messias estabelecido na terra naquele tempo, do qual eles criam fazer parte e reinar com Cristo estava acabado! E por isso, estavam muito tristes e se deixando abater pela amargura, que já começava a brotar em seus corações consumindo-lhes a fé e a perseverança. Estavam agindo na carne e não no espírito. E corriam o sério risco de se privarem da Graça de Deus. Por isso, Jesus disse a eles, e continua dizendo a nós hoje, todas as vezes que passamos por momentos de tristeza e não sentimos vontade de fazer mais nada a não ser ficar deitados e dormir. Então ele novamente nos diz:
“... Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação”
E agora? O que você vai fazer quando estiver muito triste?

 ORAR OU DORMIR?
E COMO VOCÊ VAI AGIR? 
 NA CARNE OU NO ESPÍRITO? ...  
  

Agir no Espírito como Jesus, se rendendo a vontade do Pai mesmo em meio ao sofrimento?
        Ou agir na carne dando lado a tristeza e frustração como fizeramos discípulos? Portanto, o mandamento do Senhor para nós é:


Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco.
Não extingais o Espírito; (I Tss 5:16-19).

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mt26: 41).

No Amor de Cristo que nos une, SHALOM ADONAI.

POR: Déborah Janeth Garajau. (Do seu livro: "O maravilhoso privilégio de poder orar!").
CONTATOS: (041) 3077-7352.




Um comentário:

Gildenoi disse...

Essa mensagem so acrescenta mais a nossa fé e o desejo de nos aproximar de Deus mediante a oraçao,que Deus abençoe aos servos do Senhor que esta sendo canal de bençaos em nossas vidas.."Gildenoy"

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISITE NOSSO CANAL NO YOUTUBE E SEJA GRANDEMENTE EDIFICADO!

http://www.youtube.com/user/janethgarajau?feature=mhee